quarta-feira, 20 de abril de 2016

O essencial da Guerra do Paraguai

Representação da Guerra do Paraguai
As Independências na América Latina tiveram como um fator importante as necessidades dos comerciantes  americanos em enriquecimento pessoal, pois Espanha e Portugal proibiam suas colônias de mercadejarem  com outros países. Foi assim com Buenos Aires, que em maio de 1810 iniciou a sua revolução política. Havia a proibição, que apenas atrapalhava as exportações de couros e Ponchos de lã para os ingleses. Para a atual Argentina obter a sua independência perante a metrópole espanhola, houve agitação política com participação geral daquela sociedade em meio a condução política dos criollos, que estavam divididos entre a liberdade comercial e o monopólio colonial. Neste período da História da formação da República argentina, aconteceu a perda da região que hoje é o Uruguai, e a dependência econômica em relação a Inglaterra. Nomes de pessoas, pormenores de batalhas, dias ou meses, são descartáveis para entender a novidade que foi a Argentina, este novo país na América Latina.

Foi diferente no Paraguai. A construção do seu Estado Nacional teve outra fisionomia, sem dependência da potência econômica  européia da vez e com leis que motivavam a sua autonomia. Estrangeiros não podiam comprar terras paraguaias, O latifúndio foi abolido. Houve uma preocupação com a educação escolar. O Paraguai era o país da América Latina com a melhor educação. A relação com os ingleses era realizada com o controle dos sucessivos governos desta república camponesa. Havia um consenso no Paraguai, enquanto o Uruguai estava dividido entre blancos e colorados, a Argentina entre unitários e federalistas, o Brasil entre liberais e conservadores. Claro que hoje quem procura a democracia representativa como a nossa, naquele lugar e tempo pretérito, o país platino era de um absolutismo francês! Como se um indivíduo fosse mais relevante que o processo na História!

Entre 1864 e 1870, a chamada América Platina, foi palco da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, ou de Guerra Grande. Tríplice Aliança foi um tratado acordado entre Uruguai, Argentina e Brasil, em 1865. Neste momento os militares brasileiros eram uma força democrática, pois ao voltarem para seu país, contribuíram para o fim da abolição do trabalho escravizado. O exército brasileiro que quase dizimou a população masculina do Paraguai, também interferiu na política econômica do pós guerra, impondo a dependência. Na América Latina, o império do Brasil liderou, através da Guerra do Paraguai, a expansão européia  ao mesmo tempo econômica, política e cultural

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Coluna do Rafael Freitas